sábado, 29 de dezembro de 2012

Preparação para o IV Torneio SESI SP de Robótica

A partir da participação na I Mostra de P. Prudente, nossa equipe passou a preparar-se para o torneio oficial. 
Seria necessário repensar o projeto de pesquisa e criar uma solução mais concreta. Fomos, então, visitar o primeiro lugar no qual pensamos quando falamos de idosos: um asilo. 
Fomos ao asilo São Vicente de Álvares Machado, onde conhecemos vários casos de idosos com problemas de saúde e que já deixaram de ser ativos na sociedade. A experiência foi maravilhosa, pudemos conversar com eles, saber a respeito da vida de cada um, do que pensavam e como viviam. Percebemos que eles precisam de atenção e auxílio. 
Depois deste trabalho de campo, decidimos elaborar uma solução para idosos ainda ativos, visando mantê-los assim. Queríamos que, ao contrário da vida no asilo, eles tivessem liberdade e autonomia.
Fomos, então, procurar o CCI (Centro de Convivência do Idoso) de Álvares Machado, onde conhecemos uma idosa que encaixava-se perfeitamente no perfil que imaginamos.
Encontramos nossa parceira Sênior!

Maria José de Souza é professora aposentada. Pessoa totalmente atuante na sociedade, é membro da Pastoral da Criança de Álvares Machado, na qual atua em mais de 100 famílias e tem contato tanto com as crianças como com os idosos, com os quais também desenvolve trabalho de orientação referente à saúde. 
Ela também é membro do Conselho Estadual do Idoso e do Conselho de Segurança de Álvares Machado.
É atleta da terceira idade, já foi campeã de atletismo! É incrível sua jovialidade! Ficamos encantados.
Após nosso encontro, convidamos Maria José para ser nossa parceira sênior. Afinal, ela já havia nos orientado, compartilhado experiências e materiais a respeito do tema sênior solutions.
Agora era a hora de encontrar a solução inovadora. Maria José relatou que em uma de suas viagens para uma reunião do Conselho do Idoso sofreu um acidente no metrô e machucou seu joelho. Desde então, não pôde mais praticar atletismo. 
Estava decidido: nossa solução seria ligada à mobilidade do idoso. Como facilitar a vida dos idosos nos meios de transporte, fazendo com que eles fossem mais livres e autônomos? Chegou a hora de afunilar as pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário